terça-feira, 30 de junho de 2009

Shemá Israel, Adonai Elohenu, Adonai Echad/Baruch Shem Kevod Malchuto Leolam Vaed


É obrigação de todo judeu recitar, duas vezes por dia, de manhã e à noite, a pasagem bíblica conhecida como o "Shemá"(Ouve Israel), em cumprimento do preceito "E falarás delas(das palavras)...quando deitares e quando levantares". Os serviços matutinos e da noite incluem esta passagem.

Shemá Israel, Adonai Elohenu, Adonai Echad. Baruch Shem Kevod Malchuto Leolam Vaed. Veahavta et Adonai Elohecha bechol levavecha uvechol nafshecha uvechol meodecha. Vehaiú hadevarim haele asher anochi metsavecha haiom al levavecha. Veshinantam levanecha vedibarta bam beshivtecha beveitecha uvelechtecha vaderech uveshochbecha uvkumecha. Ukshartam leot al iadecha vehaiú letotafot bein enecha. Uchtavtam al mezuzot beitecha uvisharecha.

Ouve Israel, o Eterno é nosso Deus, o Eterno é Um. Bendito seja o Nome Daquele cuja Majestade é eterna. E amarás o Eterno, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu poder. E todas estas palavras, que Eu te ordeno hoje, estejam no teu coração. E ensina-as diligentemente aos teus filhos, e fala delas ao sentares em tua casa, ao andares o caminho, ao deitares e ao levantares. E amarrá-las-ás como sinal na tua mão e como testeiras entre os teus olhos. Escrevê-las-ás nos umbrais de tua casa e nos teus portões.(Deut. 6,4-9)

Apesar de o "Shemá" fazer parte integrante dos serviços matutinos e da noite, tecnicamente o Shemá não é uma oração. É, antes, uma declaração de fé. É uma afirmação de unicidade de Deus, que nos lembra das nossas obrigações para com Ele, que recorda os sinais da aliança e adverte contra desvios para seguir os desejos vãos do coração e os propósitos imorais que os olhos possam almejar.

Foto:Soldados Israelenses recitando o Shemá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário.