segunda-feira, 8 de junho de 2009

Iom revií / Quarta-feira


Haiom iom revií beshabat, shebo haiú haleviyím omrim beveit hamicdash:El necamot Adonai, El necamot hofía. Hinassê shofet haaretz, hashev guemul al gueím. Ad matai reshaim Adonai, ad matai reshaim iaalozu. Iabíu iedaberu atac, yit`ameru col poale aven. Amecha Adonai iedakeu venachalatecha ieanu. Almana veguer iaharogu vitomim ieratsechu. Vaiomru lo yir´ê Iá velo iavin Elohe Iaacov. Bínu boarim baam, uchelissim matai taskílu. Hanota ozen halo yishma, im iotser áyin halo iabit. Haiosser goyim halo iochíach, hamelamed adam dáat. Adonai iodêa mach `shevot adam, ki hêma hável. Ashre haguever asher teiasserênu Iá, umitoratechá telamedenu. Lehashkit lo míme ra ad yicare larasha sháchat. Ki lo yitosh Adonai amo venachalato lo iaazor. Ki ad tsédec iashuv mishpat, veacharav col yishrê lev. Mi iacum li im mereim, mi yit`iatsev li im pôale áven. Lule Adonai ezráta li kim at shachna dumá nafshí. Im amárti máta ragli, chasdechá Adonai yis adeni. Berov sar apai bekirbi tanchumêcha ieshaasheú nafshí. Haiechovrecha kisse avuot, iotser amal ale choc. Iagodu al nefesh tsadic vedam naki iarshíu. Vaiehi Adonai li lemisgav, velohai letsur mach si. Vaiashev alehem et onam uveraatam iatsmitem, iatsmitem Adonai Elohenu. Lechu neranena ladonai, naría letsur yish enu. Necadma fanav betoda, bizmirot naria lo. Ki El gadol Adonai umélech gadol al col elohim.


Hoje é o quarto dia do Shabat, no qual os levitas cantavam no templo:Ó Eterno, Deus de vingança, ó Deus de vinganças, aparece! Levanta-te, ó Juíz da terra; dá o pago aos soberbos. Até quando, Eterno, os perversos exultarão, derramarão palavras, falarão arrogantemente e se vangloriarão todos os que praticam iniquidades? Eles esmigalham o Teu povo, Eterno, e aflinge a Tua herança. Matam a viúva e o estrangeiro,e assassinam os órfãos. Dizem eles: O Eterno não o vê, nem o considera o Deus de Jacob. Atendei os ignorantes dentre o povo, e vós, insensatos, quando haveis de ser sábios? Porventura Quem plantou o ouvido, não ouvirá? Acaso Quem formou os olhos não verá? Porventura, Quem instrui as nações, não admoestará? Aquele que ensina ao homem o conhecimento? O Eterno conhece os pensamentos do homem, que são vaidade. Feliz é o homem a quem repreende o Eterno, e a quem ensinas, ó Deus, pela Tua Lei, para dar-lhe descanço dos dias da adversidade, até que uma cova se abra para o perverso. Pois o Eterno não rejeitará ao Seu povo nem desamparará a Sua herança. Porquanto o juízo se converterá em justiça, e segui-lo-ão todos os que são retos de coração. Quem se levantará a meu favor contra os perversos? Quem se porá ao meu lado contra os que praticam a iniquidade? Se o Eterno não tivesse sido o meu auxílio, a minha alma, em breve, teria entrado na morada do silêncio. Quando eu disse: o meu pé resvalou, a Tua benignidade, Eterno, me susteve, nos muitos pensamentos que dentro de mim há. Tuas consolações recreiam a minha alma. Pode acaso estar associado contigo o trono da perversidade, o qual forja maldade por causa de um estatuto? Reunem-se contra a alma do justo e condenam o sangue inocente. O Eterno, porém, é para mim uma alta torre, é o meu Deus, é a Rocha do meu refúgio, Ele faz cair sobre eles a Sua iniquidade, e pela própria maldade deles os exterminará. O Eterno, nosso Deus, os exterminará. Vinde e cantaremos para o Eterno, aclamemos a Rocha da nossa salvação! Apresentemo-nos diante Dele com ação de graças; exaltá-lo-emos com salmos. Porque o Eterno é Deus e Rei majestoso acima de todos os poderosos.

Um comentário:

  1. Shalom chaver!

    Conheça também o meu blog:

    O conflito entre Israel e palestinos e o mundo espiritual

    http://yerushalaim1967.blogspot.com/2009/01/o-conflito-entre-israelenses-e.html

    ResponderExcluir

faça seu comentário.