quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Rosh Hashaná // Costumes // Tashlich


Outro costume interessante é o Tashlich. Este termo significa "arremessar" e deriva-se dos versos do livro de Miquéias, que são recitados nesta ocasião:(O Eterno, tornará a nos mostrar misericórdia e encobrirá nossas iniquidades, e arremessará nas profundezas do mar todos os pecados de Israel).

Este costume foi mencionado pela primeira vez pelo sábio Maharil, no século XV, e consiste em ir, na tarde do primeiro dia(no caso deste ser Shabat, então no segundo dia) à beira do mar ou de um rio e recitar preces especiais. Toda esta cerimonia simboliza nossos desejos de desprendermo-nos, em Rosh Hashaná, de todos os nossos pecados. Muitos, inclusive, revolvem seus bolsos e esvaziam-nos dentro do mar ou rio, mostrando assim, simbolicamente, a resolução de deixar todas as suas transgressões dentro mar ou do rio.

O Kitel(vestimenta branca), que é usado em Rosh Hashaná e também em Iom Kipur, tem também uma importância simbólica. Representa o ideal de pureza e da imaculada confiança dos judeus de que o perdão de D`us chegará, junto com sua própria decisão de não mais pecar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário.