quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Iom Kipur


"...Aos dez dias deste sétimo mês é o dia das expiações; convocação de santidade será para vós, e afligireis as vossas almas(através do jejum)...Dia de descanso solene é para vós, e afligireis as vossas almas; aos nove dias do mês, à tarde, de uma tarde à outra, celebrareis o vosso dia de descanso." (Levítico 23)

Este é o mandamento bíblico concernente a Iom Kipur, o Dia da Expiação, no qual o jejum, a oração e a penitência denotam sua santidade e solenidade. Este dia assinala o auge dos Dez Dias de Penitência e, realmente, chega a distinguir-se como o dia mais importante do calendário judaico. O jejum e a abstinência de todo alimento e prazer físico pelo período de 25 horas, chega a ser uma verdadeira expressão externa de completa submissão ao domínio do espírito.

Certamente, esta não é uma data "negra"; não há nada de tétrico ou lúgubre em um dia no qual aproximamo-nos do trono de nosso Pai Celestial para buscar expiação e perdão para nossos pecados. Pelo contrário, é uma data radiante, que assegura ao pecador a absolvição e o perdão caso a mudança em seu coração seja sincera e sua resolução de abandonar o caminho errado é terminante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário.