quarta-feira, 8 de julho de 2009

Yisroel Dov Ber Odesser


Yisroel Dov Ber Odesser, também conhecido como Reb Odesser ou ainda Sabba, nasceu em 1888, em Israel, e morreu com 106 anos em 23 de Outubro de 1994, sendo enterrado em Har Hamenuchot, Jerusalem.

Odesser nasceu numa família que a quatro gerações eram Chassidim Karliner. Seu tatara avô, Rav Yekutiel Zalman Leib, foi um discípulo próximo de Rav Abraham Kalisker, principal discípulo de Baal Shem Tov. Em sua juventude, Odesser foi um seguidor da corrente Karliner, mas, sentia que faltava algo, não saciava sua alma.

O primeiro contato de Odesser com os ensinamentos de Reb Nachman Breslev, foi quando ainda era um joven estudante de uma yeshivá em Tiberíades. Alguém havia arrancado fora a capa de um livro sagrado escrito em Hebraico, e jogado tal livro no lixo. No judaísmo ortodoxo, não se trata um livro sagrado dessa forma, então, Odesser resgatou o livro com a intensão de enterrá-lo, como reza nossa tradição. No entanto, antes de enterrá-lo Odesser resolveu ler o livro.

Este livro era Hishtafchut Ha Nefesh, por Alter Tepliker, que continha seleções de escritos de Reb Nachman Breslev sobre meditação e oração pessoal. Como o livro estava sem a capa, Odesser não soube quem era o autor, mas os ensinamentos ali contidos serviram-lhe muito bem. Somente mais tarde ele aprendeu que aquele era um livro da corrente Breslev.

O primeiro Chassid Breslev que encontrou em pessoa foi Rav Yisroel Halpern(também conhecido como Yisroel Karduner), que um dia veio comprar pão com a família de Odesser. O joven Odesser soube no mesmo instante que havia encontrado o seu professor, no entanto, havia uma dificuldade, seus pais eram fortes opositores da corrente Breslev. Certa vez seu pai o expulsou de casa na esperança de que com isso ele parasse com tais encontros, mas isso não o deteve, ele continuou as aulas com Halpern. Seu casamento aconteceu como o planejado, e sua esposa Ester, o apoiou em diversos momentos de dificuldades, e mesmo quando era ridicularizado pelos conhecidos da cidade. Isto, porque naqueles dias era comum dizer entre os judeus que, "qualquer um que se torne Chassid Breslev poderia eventualmente enlouquecer".

O boato provavelmente tem origem no fato de que, os Chassidim Breslev procuram passar ao menos uma hora por dia em Hitbodedut, uma comunicação pessoal com Deus, frequentemente sozinho nos campos, florestas, no meio da noite, meditando ou em voz alta, cantando e dançando. Isso não era muito comum na prática judaica da época, e era visto com muita suspeita. Os judeus normalmente rezavam em lugares fechados, com minian, e não sozinhos e em florestas. Além disso, quando Odesser rezava na sinagoga, era com tanto fervor que logo começava a bater palmas, dançar e girar por horas. Esse comportamento(na época) colaborou para que alguns congregantes difamassem Odesser como louco.

Quando os britânicos entraram em Tiberíades durante a primeira guerra mundial, surgiu uma praga na região, e Halpern morreu, assim como quase toda sua família. Depois da morte de Halpern, em 1918, Odesser tornou-se atendente pessoal de Rav Solomon Eliezer Alfandari, o grande Rav e Kabalista Sefaradi também conhecido como Saba Kadisha, que vivia em Tiberíades na época. Certa noite, após ver Odesser recitar Tikun Chatzot, o Saba Kadisha recusou-se a aceitar Odesser como seu atendente outra vez, e passou a tratá-lo como um joven colegial. Depois disso, Odesser foi para Jerusalem e continuou seus estudos com os mais velhos Chassidim Breslev que havia na cidade.

Numa noite de inverno, Tu Bishvat 5717/1957, Zalman Shazar(que mais tarde seria o terceiro Presidente de Israel), estava com um amigo em Meron numa noite chuvosa à meia-noite. Eles viram um joven Chassid recitando o Tikun Chatzot com intenso fervor, e ficaram emocionados com aquilo. Esperaram o joven Chassid terminar, e foram perguntar quem era ele. Ali começava uma amizade para toda a vida entre Zalman Shazar e Odesser. Através dos anos, Odesser escreveu diversas cartas para Zalman explicando a maneira Breslev de oração pessoal, devoção, etc, e instigando-o para que retornasse a Deus(Zalman era um judeu secular na época). Gradualmente Zalman foi se inspirando com as cartas, e realmente tornou-se mais religioso. Mais tarde, ele publicou as cartas e uma resumida biografia de Odesser escrito em Hebraico e entitulada "Ibay Ha Nachal". Em 1995, foi traduzido para o inglês com o título "Young Buds of the Stream".

Quando Odesser estava com 34 anos, apareceu com um documento em suas mãos que mais tarde ficou conhecido com "A carta dos Céus". Ele havia se sentido muito mal durante um jejum(17 de Tamuz) e foi obrigado a comer e beber, e ficou perturbado com isso. Ele foi para seu quarto estudar, e apanhou um volume ao acaso, e lá encontrou uma carta guardada no livro. Além de saudações e palavras de encorajamento, a carta continha um mantra em Hebraico baseado nas quatro letras do nome Nachman(Nachman Breslev). Mais tarde, Odesser disse que aquela era uma Carta dos Céus, e imediatamente abraçou para si o mantra, e identificou-se completamente com ele.

A revelação do mantra NA NACH NACHMA NACHMAN MEUMAN por Odesser, foi rejeitado pelos líderes Breslev durante muitas decadas. Por volta de 1984, quando ja estava com 95 anos e vivendo em uma velha casa em Ra`anana, Israel, um grupo de Baalei Teshuva(judeus que retornam à fé) descobriram Odesser e foram atraidos por seus ensinamentos, tornando-se assim seu líder espiritual, ou guru. O mantra foi rapidamente adotado por este novo sub grupo dos Chassidim Breslev, e hoje aparece em adesivos, pinturas, na Kipá, em músicas, e diversas outras formas de manifestações.

É comum vê-los nas ruas de Tel Aviv, Jerusalem, entre outras, com suas Vans e caixas de som, dançando, cantando, pulando, promovendo a alegria e a Torá.

Alguns dias antes de morrer aos 106 anos de idade, Rav Odesser gravou estas palavras numa fita.

"Todo o mundo, e todo o governo, não sabem quem eu sou! Olhe! Eu informo a eles quem eu sou! Eu sou NA NACH NACHMA NACHMAN MEUMAN!"

"Quem é o Reb de todo o mundo? Reb NA NACH NACHMA NACHMAN MEUMAN!"

Eu sou NA NACH NACHMA NACHMAN MEUMAN!"

Seus opositores logo disseram que ele estava senil, louco, pois clamava ser Reb Nachman Breslev,enterrado em Uman na Ukrania. Outros, disseram que ele estava falando de sua total identificação com o mantra. E outros ainda disseram que ele havia se tornado uma emanação espiritual da alma de Reb Nachman.

Rav Odesser morreu em 23 de Outubro de 1994, e foi enterrado em Har HaMenuchot, Jerusalem, onde está gravado em sua tumba; NA NACH NACHMA NACHMAN MEUMAN

NA NACH NACHMA NACHMAN MEUMAN!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário.