terça-feira, 14 de julho de 2009

Bênçãos


Berachot

As bênçãos litúrgicas começam geralmente com a fórmula "Bendito sejas Tu, Eterno, nosso Deus, Rei do Universo". Os mais importantes tipos de bênção são aqueles associados a comida e bebida, onde se reconhece em Deus a fonte do sustento do homem, as proferidas antes de cumprir uma mitsvá, para indicar a natureza ritual do ato, e as que compõem parte da liturgia dos serviços na sinagoga.

A forma dessas bênçãos foi fixada no período do Segundo Templo e é considerada sacrossanta. Há bênçãos para quase todas as ocasiões e eventualidades, da saída de um toalete à visão de um arco-íris no céu, da recuperação de uma doença ao acender das velas do Shabat.

Um judeu deve fazer cem bênçãos por dia, reconhecendo Deus como fonte de todas as bênçãos. Ao se ouvir uma bênção é costume responder à menção do nome de Deus:"abençoado seja Ele e abençoado seja Seu Nome", e, no fim, Amen.

Além das bênçãos litúrgicas existe uma outra forma de bênção na qual um sacerdote abençoa a congregação, ou um pai abençoa o filho no início do Shabat. Isso não se inclui na forma padrão de bênçãos dirigidas a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário.