terça-feira, 7 de julho de 2009

Nachman Mebreslev


Nachman Mebreslev, também conhecido como Reb Nachman Breslover ou ainda como Reb Nachman Meuman, nasceu em 4 de Abril de 1772, e viveu até 16 de Outubro de 1810, e foi o fundador da corrente Chassídica Breslev.

Descendente de Baal Shem Tov, trouxe uma nova vida para o movimento Chassídico misturando os segredos esotéricos da Kabala, com o profundo estudo tradicional da Torá nas Ieshivot. Com isso, atraiu milhares de seguidores durante sua vida e sua influencia continua forte até os dias de hoje.

A filosofia religiosa de Reb Nachman baseia-se na proximidade com Deus, e na conversa direta com Deus, sem intermediários. O conceito de Hitbodedut é central em sua filosofia.

Reb Nachman nasceu na Ukrania, sua mãe, Feiga, era filha de Adil(também pronuncia-se Udel), filha de Baal Shem Tov, fundador do judaísmo Chassídico. Seu pai, Simchá, era filho de Rav Nachman de Horodenka(Gorodenka), um dos discípulos de Baal Shem Tov, e assim ganhou o nome do avô. Ele tinha dois irmãos e uma irmã.

Quando joven, Nachman praticou um ascetismo extremado, engolindo o alimento sem mastigá-lo, para assim evitar o prazer físico, e mantendo o nome de Deus em primeiro plano em seus pensamentos. Mas abandonou essas práticas por um judaísmo vivo e extremamente alegre.

Em 1798-99 realizou uma viagem para Israel, onde foi recebido com honras pelos chassidim que viviam em Haifa, Tiberíades e Safed. Apesar de já atrair muitos seguidores, seu movimento sofreu forte perseguição por parte de seus opositores. Ele prometeu a seus perseguidos discípulos que na idade do Mashiach todos os homens seriam Chassidim Breslev.

Nachman ensinava o valor supremo da alegria e dizia que ninguém deveria desesperar ao atravessar a "ponte muito estreita da vida". "A criação é o cantar para Deus, e a fé do homem se fortalece com sua permanência em meio ao canto da natureza, nos campos e nas florestas". Na verdade, a fé é o único caminho a cruzar o abismo que separa os mundos humano e Divino.

Em 1802 Reb Nachman mudou-se para a cidade de Breslov, na Ukrania, e lá disse; "Hoje nós plantamos o nome Chassidim Breslev. Esse nome nunca desaparecerá, pois meus seguidores serão chamados de Breslev(ou Breslov).

Algumas idéias de Reb Nachman foram expressadas através de histórias místicas, que visavam a despertar o povo judeu de seu sono espiritual. Seus ensinamentos foram registrados por Natan de Nemirov, que também compôs orações baseadas nas idéias de seu mestre.

Nachman dizia que devíamos viver com fé, simplicidade e muita alegria. Ele encorajava seus seguidores a baterem palmas, cantar e dançar durante e depois das orações, criando assim uma relação mais íntima com Deus.

Antes de morrer, Reb Nachman disse a seus seguidores que estaria sempre com eles e que, se fosse necessário, os arrancaria do Guehinom puxando-os por seus cachos laterais(peot). Como, para eles, seu mestre ainda vivia, nunca designaram um sucessor.

Hoje, sua influencia é extremamente forte e muito importante no movimento Chassídico, tanto em Israel, como na Diáspora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário.