terça-feira, 25 de agosto de 2009

Chazan // Cantor


O cantor(ou Chazan, como é chamado em Hebraico) cumpre o papel de representante da congregação(Shaliah Tsibur). É ele que representa e conduz as orações da congregação diante do Todo-Poderoso. Nas grandes ou afluentes congregações, o cargo de cantor é uma ocupação de tempo integral. Além de sua função principal, que é a condução da parte principal dos serviços de Shabat e das Festas, ele tem outros deveres, relacionados com a parte musical e coral da sinagoga e com as classes religiosas de escola sinagogal. Além disso, ele assiste ao rabino nos casamentos e funerais, nos quais a participação vocal valoriza muito o serviço. De acordo com as necessidades da congregação, pode haver para ele responsabilidades em outras áreas dos serviços da sinagoga e da educação religiosa, se ele for qualificado. Nas rezas diárias, ou quando o cantor está ausente, um membro qualificado da sinagoga pode ser chamado para servir de "Shaliah Tsibur".

Nas congregações menores, onde não há um cantor contratado, membros qualificados são encarregados da condução dos serviços.

Na fé judaica, qualquer leigo que possui uma base educacional judaica e qualificação religiosa(que todo judeu deveria ter), goza do privilégio de conduzir qualquer parte do serviço religioso.

Segundo a Lei Judaica, são as seguintes qualificações requeridas de quem serve de Shaliah Tsibur permanente e de Chazan de uma congregação;

Deve ser uma pessoa digna e idônea, com uma reputação religiosa e moral impecável. Uma pessoa com reputação de cometer transgressões religiosas e morais, não é qualificada e não deve ser convidada a conduzir o serviço religioso.

Deve ser uma pessoa modesta e aceita pela congregação. Afinal, ele representa a congregação diante de D`us, portanto, seus membros devem aceitá-lo.

Ele deve ter uma voz agradável. Isto não apenas torna a oração e seu ambiente mais agradável, como também é considerado uma expressão de respeito e honra a D`us. Quando se permite a uma pessoa não idônea ou indigna a conduzir o serviço, só por causa de sua boa voz, as suas orações são consideradas pelos nossos Sábios inaceitáveis ao Santíssimo, bendito seja. Com efeito, são consideradas uma abominação. " Os que assim fazem, privam Israel do bem".(Mishná Beruiá xii, sobre Orach Chayim LIII,4).

O cantor deve compreender o que está rezando. Ele deve conhecer o significado das orações hebraicas e ser um homem de fé, que as recita com sinceridade.

Ele não deve ser uma pessoa obtusa ou tola, ma sim um homem que sabe debater com inteligência e participa nos assuntos da comunidade.

Ele deve estar bem familiarizado com as melodias e os cantos, apropriados para as diversas ocasiões. Antigamente, a aprendizagem com um Chazan experimentado proporcionava estes conhecimentos. Hoje em dia, há institutos de preparação cantorial.

Instrução musical e treinamento vocal são importantes para o Chazan contemporâneo, e valorizam seu prestígio e qualificações profissionais.

Se não houver uma pessoa com todas estas qualificações, então a pessoa mais sábia e praticante de boas ações deve ser escolhida. Quando precisar escolher entre uma pessoa madura com boa voz mas sem instrução, e um rapaz de 13 anos que entende o que reza mas cuja voz não é agradável, o garoto deve ser escolhido.

Não se deve contratar um Shaliah Tsibur permanente que ainda não tenha alcançado um nível de maturidade de uns 18 anos. Isto é uma questão de respeito para com a comunidade. Maturidade é considerada uma vantagem para o papel de Chazan, porém a congregação pode prescindir do respeito que lhe é devido, quando assim decidir.

Casualmente, qualquer varão de mais de 13 anos de idade pode atuar de Chazan.

Um Chazan que prolonga o serviço indevidamente, está agindo erradamente, porque incomoda a congregação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário.