quarta-feira, 21 de setembro de 2011

“O fator religioso e sua participação para assegurar a segurança da nação e a defesa da sociedade”, palestra proferida por David Gorodovits na Escola Superior de Guerra:

“O fator religioso e sua participação para assegurar a segurança da nação e a defesa da sociedade”, palestra proferida por David Gorodovits na Escola Superior de Guerra: “Os sobreviventes do Holocausto foram conduzidos através da Europa, para seguir para a terra de Israel, mas ainda tiveram que sofrer a internação em novos campos de concentração em Chipre, impedidos que estavam pela marinha da potencia mandatária. Mesmo assim chegaram a Israel a tempo de participar da Guerra da Independência em 1948. Não será este, um milagre que ocorreu em nossa geração, da mesma dimensão dos que pontilham a estória Bíblica?
Eis uma religião, cujo povo foi expulso de sua terra há 2000 anos e que, passando por perseguições morticínios e dificuldades sem conta, sempre reanimado por sua fé continua a existir em contraste com os impérios que o tentaram destruir e há muito já desapareceram. Onde estão - Babilônia, o Império Sírio – Helênico, a Roma dos Césares, o Reich de Hitler, o Gulag de Stalin? Desfizeram-se, desapareceram na poeira dos tempos, mas os judeus continuam prestando sua colaboração para a construção de um mundo melhor, contribuindo em todos os ramos do conhecimento para o desenvolvimento da humanidade. Porque sobreviveu, e conseguiu realizar o sonho de sempre renascer? Porque viveu sempre imbuído de uma fé que não é passiva e o impulsiona à ação. Porque sua crença, não o proibia de duvidar, e pelo contrário, o fazia encontrar uma nova pergunta, quando todas as respostas estavam dadas. Porque praticou e pratica, uma ética que não é composta somente de meditação e introspecção, mas cobra responsabilidade e ação”. Acesse este link para ler o texto na íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário.